Investigação Forense e Perícia Criminal - Que curso é esse?

by - outubro 25, 2018


Oiii pessoal, sumi MESMO! Mais de 1 ano sem postar nada... Mas foi um período de transição, então tenho uma boa desculpa, né?!

Pra quem não sabe ainda, estou no segundo período de uma graduação chamada - Investigação Forense e Perícia Criminal - . E como eu, muitas pessoas têm dúvidas em relação ao curso, já que é relativamente novo no mercado.  Foi então que em abril, decidi criar um IG no instagram ( StudyGram) para compartilhar o que rolava no curso, curiosidades, assuntos/conteúdos que aprendo, rotina, motivação, sorteios, divulgação de cursos extracurriculares da área e etc... Além do perfil, quero ressuscitar esse blog respondendo as dúvidas que mais recebo e postar os conteúdos de uma maneira mais “completa”  em razão do espaço disponível.  



Por que ESTÁCIO? Optei pela facilidade de acesso e pela grade curricular. O fato de as provas serem no polo e as aulas totalmente EAD, facilitam muito a minha rotina. E claro, a Estácio é uma universidade conhecida em todo o Brasil e reconhecida pelo MEC.

Duração do curso? O curso tem duração de 2 anos e meio e abrange diversas áreas do conhecimento nas áreas de criminalística e do próprio DIREITO.

É considerado nível superior? SIM! O tecnólogo é considerado nível superior, diferente do TÉCNICO. O cuidado que se deve ter é se o curso é reconhecido pelo MEC, para que haja validade nacional.

É reconhecido pelo MEC? O curso está em processo de reconhecimento. Já foi autorizado pelo MEC. A Estácio só poderia entrar com o processo de reconhecimento do curso, depois que a primeira turma assistisse 50% das aulas e no máximo até 75%. Como apenas em março/19 se forma a primeira turma, eles estão ainda com o processo aberto. Mas em breve, acredito que até o final do ano, o curso já vai ser OFICIALMENTE reconhecido. Enquanto isso, vamos aprender ao máximo os conteúdos. Ps: Claro, se alguém vai se sentir mais seguro em fazer outro tecnólogo que já seja reconhecido pelo MEC, fique a vontade. A ideia de usar uma graduação desse tipo para concursos é sempre uma boa ideia.

Posso fazer concurso público? SIM! Porém, apenas depois que sair o reconhecimento oficial do MEC. Para quem pretende fazer concursos que o requisito seja “diploma de nível superior reconhecido pelo MEC”, é uma SUPER oportunidade. No Brasil, a maior parte dos cargos policiais, por exemplo, concorridos por meio de concurso público tem como requisito apenas “um nível superior em qualquer área” e carteira de habilitação no mínimo B. Exemplos: Agente, escrivão e papiloscopista da polícia civil e federal. Cargos que exigem bacharelado em direito como delegado: não vale.

Posso fazer concurso para PERITO CRIMINAL OFICIAL? EM VIA DE REGRA: NÃO! Na maior parte do Brasil, os concursos públicos que abrangem a pericia criminal, tem como requisito a formação em determinadas áreas. Por exemplo: farmácia, química, física, biomedicina, ciências biológicas, engenharias diversas... Tudo depende do edital! Existem casos em que o edital não dispõe de áreas específicas, o que chamamos de áreas gerais. Assim sendo, todo mundo que tiver um nível superior reconhecido pelo MEC, pode concorrer as vagas. Um curioso caso, foi do edital de 2017 do IGP-SC (Instituto Geral de Perícias). Nele constava como requisito o diploma de nível superior reconhecido pelo MEC. Ok, perfeito.  PORÉM, com duração mínima de 4 anos ( bacharelado ou licenciatura). Nesse caso, foi excluído a possibilidade de tecnólogos concorrem esse concurso. BOM, antigamente era muito comum os editais abrirem bastante vagas para áreas gerais e não restringirem o tempo de duração, mas pelo que estamos percebendo... cada vez mais isso se torna raro. Mas como disse: tudo depende do estado e EDITAL. Nunca se sabe quando podem ocorrer mudanças.

Qual o melhor curso para concorrer ao concurso de perito criminal? GENTE! Isso várias pessoas me perguntam! Tudo depende de você, do seu estado e do edital. Os cursos que mais abrem vagas nesse concurso, atualmente, são os cursos de farmácia, engenharias,química, biomedicina, ciências biológicas, contabilidade... Existem diversas opções! Contudo, o curso tem que se encaixar com as suas habilidades e gostos. Mas sempre é importante acompanhar editais para fazer uma análise de qual tem mais probabilidade de “aparecer”.
-

Pretende fazer outra graduação? SIM! Quero fazer algo que me proporcione também a possibilidade de concorrer vaga para perito criminal oficial. Por enquanto, biomedicina está nos planos. E em agora, atualizando essa resposta em fevereiro de 2019, ingressei no tecnólogo de Radiologia. Outro sonho está nascendo no coração. Duração de 3 anos e meio.



- Posso fazer pós graduação/mestrado/doutorado? SIM!! Inclusive, muitas pessoas não sabem, mas para fazer mestrado não precisa ter feito uma pós-graduação anteriormente. Ou seja, pode você  ter um diploma de nível superior e partir direto para o mestrado. 


9- Qual a grade curricular do curso? 

1º período> 
 CIÊNCIAS SOCIAIS80h
 DIREITO PENAL APLICADO I36h
 ECONOMIA POLITICA36h
 FUNDAMENTOS DE DIREITO36h
 PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL36h
 SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA36h
 TEORIA GERAL DA INVESTIGAÇÃO E PERÍCIA36h
2º período:


 CRIMINOLOGIA36h
 DIREITO PENAL APLICADO II36h
 DOUTRINA DE INTELIGÊNCIA I36h
 FILOSOFIA DO DIREITO80h
 INVESTIGAÇÃO I - CRIMES PATRIMONIAIS36h
 LINGUAGEM JURÍDICA80h
 TEORIA GERAL DO PROCESSO36h
3º período:


 DIREITO AMBIENTAL36h
 DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO I36h
 DIREITO PROCESSUAL PENAL APLICADO36h
 DIREITOS HUMANOS36h
 INVESTIGAÇÃO - INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA E FONÉTICA80h
 PERÍCIA FORENSE - CRIMINALÍSTICA36h
 PSICOLOGIA JUDICIÁRIA36h
4º período


 DIREITO FINANCEIRO APLICADO80h
 DOUTRINA DE INTELIGÊNCIA II36h
 INV.- CRIMES CIBERNÉTICOS E COMPUTAÇÃO FORENSE80h
 INVESTIGAÇÃO - COOP. INVESTIGATIVA INTERNACIONAL80h
 INVESTIGAÇÃO - CRIMES DE COLARINHO BRANCO80h
 PERÍCIA FORENSE - BALÍSTICA FORENSE36h
 PERÍCIA FORENSE - DOCUMENTOSCOPIA36h
 PERÍCIA FORENSE - QUÍMICA FORENSE36h
5º período:


 ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE - E.C.A36h
 ÉTICA36h
 INVESTIGAÇÃO - COMPLIANCE E LEI ANTICORRUPÇÃO80h
 INVESTIGAÇÃO - CRIMES AMBIENTAIS80h
 PERÍCIA FORENSE - GENÉTICA FORENSE36h
 PERÍCIA FORENSE - MEDICINA LEGAL36h
10 - Qual o mercado de trabalho se não for fazer concurso público?  O campo de mercado é amplo, porém restrito; se é que me entendem. 😂 Você poderá atuar em todas as atividades da imagem abaixo, porém precisará quase sempre de um outro profissional envolvido no caso também. Você poderá prestar serviços para advogados, juízes, assessoria em empresas de segurança.. No meu caso, o curso vai servir para prestar concursos . 👮👮No momento, para tecnólogos, está disponível o concurso da Polícia Civil no cargo de agente/inspetor/investigador, papiloscopista e agente e papiloscopista da Polícia Federal. Por conta própria,  você pode trabalhar em empresas, condomínios, escolas e etc prestando um serviço de investigação de funcionários, se está havendo furtos e os motivos pelos quais estão acontecendo, atitudes durante o expediente que prejudiquem a empresa e o rendimento, condôminos que estão trazendo prejuízo para o condomínio, rendimentos de materiais de trabalho, custo X benefícios... Nossa, é uma extensão enorme de situações que se é necessário um tecnólogo em perícias; inclusive nos tribunais como assistente técnico.




-----------------------------------------------------------

Bom, esse é o top 10 de perguntas que mais recebo. Se você tiver alguma outra é só me perguntar pelo insta/comentários que estou aqui para ajudar.
Quero dizer que estou APAIXONADA pelo curso! Claro, existem matérias mais “chatinhas” como toda a graduação! Principalmente nos primeiros períodos. Mas o resto compensa. Foi a melhor escolha que eu poderia ter feito para um diploma “rápido” e que me proporcionasse conhecimentos na área jurídica (para prestar concursos) e nesse mundo incrível da perícia.

Para conhecer o Investiga que Acha, clique aqui. 

You May Also Like

1 comentários